Aprenda a ler rótulos de embalagens

31 Jan 2023 admin

Os rótulos estão nas embalagens dos produtos e não é à toa! Mas você sabe qual é a utilidade dos rótulos? Eles não têm apenas a finalidade de fazer o consumidor se interessar pelo produto. Na verdade, sua principal função é informar sobre as características e propriedades nutricionais do produto que estamos prestes a consumir. Por ser uma forma de comunicação entre a empresa e nós consumidores, o rótulo deve ser claro e objetivo, facilitando o correto entendimento das informações pelo consumidor.

Apesar de muitas pessoas consultarem os rótulos dos alimentos, nem todo mundo entende as informações que estão expressas nele. Daí a importância das informações serem colocadas de forma simples e clara.

Confira algumas informações que devem estar presentes nos rótulos das embalagens:

  • Lista de ingredientes: sempre colocada em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade na formulação do produto e o último é o que está em menor quantidade;
  • Origem: informações sobre o fabricante do produto e onde esse produto foi fabricado;
  • Prazo de validade;
  • Conteúdo líquido: quantidade de produto dentro da embalagem;
  • Lote: forma de controle da produção, caso haja algum problema com o produto.

A informação nutricional de um produto deve conter vários itens para que saibamos o conteúdo do que estamos levando para casa. Se você olhar na tabela nutricional, verá que ela possui vários itens listados e suas respectivas quantidades. São eles:
Porção do alimento: Ele indica qual é a porção do alimento que deverá ser usualmente utilizada, como por exemplo: 1 copo de suco (200 ml).
Valor Energético: É a quantidade de calorias do produto, que é fornecido em quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). Carboidratos: São responsáveis por fornecer energia para o corpo. São encontrados nas massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em geral.
Proteínas: Alimentos ricos em proteína ajudam a controlar melhor a fome por aumentarem a sensação de saciedade e ainda participam da construção muscular. Presente nas proteínas animais e leguminosas.
Gorduras Totais: As gorduras totais são a soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.
Gorduras Saturadas: Estão presentes em alimentos como carnes, toucinho, pele de frango e queijos. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado.
Gorduras Trans: Encontrados em produtos industrializados.
Fibra Alimentar:  A recomendação diária para um adulto é de 25 a 30g por dia e da mesma forma que a proteína, quando mais fibras o alimento tiver, melhor! A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
Sódio: Presente no sal de cozinha e alimentos industrializados. A recomendação diária para um adulto saudável não deve ultrapassar a quantidade de 2 gramas de sódio – ou menos de 5 gramas de sal, aproximadamente 1/2 colher de café, por dia.

A dica que quero deixar hoje para vocês: Quanto menos ingredientes na lista, mais natural o produto será.
Faça escolhas saudáveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *