Kefir, o que é e para que serve?
O termo kefir vem do eslavo ‘keif’, que significa “bem-estar” ou “bem viver”. ⠀
Mas calma, o que é isso?
⠀
Kefir é um alimento probiótico (assim como outros produtos lácteos fermentados), que contém leveduras e bactérias benéficas para o nosso corpo, tendo um sabor levemente azedo e refrescante, semelhante ao iogurte. ⠀
Ele é obtido por meio de uma colônia de micro-organismos que é formada por lactobacilos e leveduras presentes de forma natural nos grãos de kefir, que são de polissacarídeos (um tipo de carboidrato).
⠀
Para “cultivar” essa colônia, adicionamos substratos, principalmente leite, mas podemos adicionar também uma mistura de água e açúcar mascavo, suco de frutas e leites vegetais. Quando bem cuidada, a colônia pode durar anos! ⠀
Além das bebidas, pode-se incluir o Kefir em diversas preparações do dia-a-dia como pães, bolos, sobremesas e em substituição ao leite e seus derivados.
⠀
Contém as vitaminas B1, B2, B5, C, A e K e minerais como Magnésio, Cálcio e Fósforo. Além disso, durante o processo de fermentação, as vitaminas do Complexo B aumentam – fortalecendo o sistema imunológico e preservando a saúde de unhas, pele e cabelos.