Cerveja engorda?
Já ouviu a expressão “barriga de chope”?
Você fica na dúvida se a cerveja, de fato, engorda ou se a barriga é causada por outros fatores da alimentação e estilo de vida?
Infelizmente, para o azar dos apreciadores da bebida alcóolica mais popular do país, tenho uma notícia triste: a cerveja possui alto valor calórico!
Além de altamente calórica, a cerveja tem um índice glicêmico elevado, ou seja, o açúcar no qual ela se converte ao ser ingerida é absorvido muito rapidamente pela corrente sanguínea.
Fazendo uma comparação prática, uma lata de cerveja de 350ml tem aproximadamente as mesmas calorias de um pão francês. Então, ao beber 10 latas, você estará consumindo o equivalente a 10 pãezinhos.
Além de moderação ao ingerir a bebida alcoólica, é importante ter uma boa alimentação no dia a dia e praticar atividades físicas. A combinação desses fatores permite degustar a bebida sem o medo da famosa barriguinha de chope.
Uma boa dica que sempre dou em consultório, para beber menos durante uma saída à noite é intercalar a bebida alcoólica com um copo de água e/ou água com limão. Evita desidratar e aumenta a saciedade, fazendo com que a pessoa beba menos álcool.
O crescimento abdominal típico de quem exagera na cerveja não se explica apenas pela bebida em si. Um conjunto de fatores contribui para a gordura abdominal se acentuar, como os famosos petiscos, hábitos alimentares, sedentarismo, etc.